Home / MERCADO / Economia / Governo investe 30 milhões em centro de atendimento do SNS
Lean Health
O trabalho de equipa é a melhor arma para combater o desperdício hospitalar (Foto: Arquivo)

Governo investe 30 milhões em centro de atendimento do SNS

Segundo a resolução publicada em Diário da República, centro de atendimento do SNS é “um importante instrumento de política de saúde”.

 

A Direção-Geral de Saúde vai investir 30 milhões de euros, até 2020, no Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (CASNS).

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, o montante investido será dividido até 2020: 6,6 milhões de euros em 2017, dez milhões em 2018 e outros tantos em 2019 e 3,3 milhões de euros em 2020.

O documento acrescenta que o CASNS, criado em 2006, tem sido “um importante instrumento de política de saúde, permitindo ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde e racionalizar a utilização dos recursos existentes materiais e humanos, disciplinando a orientação de utentes no acesso aos serviços, bem como a eficácia e eficiência do sector público da saúde, através do encaminhamento apropriado dos utentes, seja para as instituições mais adequadas à prestação de cuidados de saúde, seja para a adoção de autocuidados”.

Os serviços eram prestados por privados, mas em 2015 o procedimento foi revogado pela necessidade de “adaptar a Linha Saúde 24 às novas necessidades da população, à configuração atual do SNS e às novas tecnologias disponíveis”.

Após a criação de um grupo de trabalho concluiu-se que os serviços a concurso irão agora incluir o agendamento de consultas e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Prevê-se que o novo Centro de Contacto do SNS, de uma forma integrada, disponibilize ao cidadão, através de um ponto de contacto único, multicanal, um conjunto de informações e serviços que facilitam o acesso e simplificam a utilização do SNS”.

Segundo a resolução, as novas diretrizes irão “orientar o cidadão para os serviços de saúde mais adequados às suas necessidades”.