Home / Empresas / Governo lança programa de 1100 milhões para PME
Manuel Caldeira Cabral PME restauração colômbia moçambique pme magazine programa capitalizar
Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia (Foto: Governo de Portugal)

Governo lança programa de 1100 milhões para PME

Ministério da Economia anuncia dois instrumentos financeiros que serão geridos pelo Banco de Fomento.

 

O Governo lança, esta quinta-feira, dois instrumentos financeiros de capitalização e financiamento para pequenas e médias empresas (PME) num total que deve rondar os 1100 milhões de euros injetados na economia portuguesa durante o terceiro trimestre do ano.

Segundo o Ministério da Economia, a Linha de Crédito com Garantia Mútua e a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível enquadram-se no Programa Capitalizar, que será gerido pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), também conhecida por Banco de Fomento.

“Estes instrumentos financeiros são financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) e partem de uma lógica de coinvestimento de recursos públicos com investimentos privados”, refere a tutela, adiantando que os instrumentos financeiros devem “fazer chegar às empresas portuguesas já no terceiro trimestre de 2016 um montante total de aproximadamente 1100 milhões de euros”.

“Estes instrumentos potenciam um maior envolvimento dos agentes privados e uma maior alavancagem dos fundos europeus, permitindo colmatar mais eficazmente as insuficiências do mercado no investimento e capitalização das empresas portuguesas”, acrescenta o Ministério da Economia.

Ainda segundo o gabinete liderado por Manuel Caldeira Cabral, a Linha de Crédito com Garantia Mútua permitirá “montantes de financiamento por empresa muito superiores aos praticados: mais de 4,2 milhões de euros, o que compara com os limites atuais entre 1 e 1,5 milhões de euros”.

“Há uma redução entre 20 a 30% dos limites máximos dos ‘spreads’ a praticar pelas instituições financeiras que se associem a esta linha de crédito face a linhas semelhantes”, refere a tutela.

Já a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível é dirigira ao cofinanciamento de intermediários financeiros para a realização de operações de capital reversível junto das PME.

Segundo o Ministério da Economia, esta linha será divulgada hoje no site da IFD, ficando disponível para bancos, capitais de risco ou business angels (investidores individuais). O acesso a esta linha será feito por ordem de chegada.