Home / MERCADO / Economia / Governo aciona mecanismo europeu de proteção civil
proteção civil agricultores pme magazine
Foto de arquivo

Governo aciona mecanismo europeu de proteção civil

Condições meteorológicas adversas levam Governo a tomar medidas extraordinárias no combate a incêndios.

 

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, na terça-feira, que o Governo decidiu acionar o mecanismo europeu de proteção civil devido aos nefastos incêndios que assolam o país. O mecanismo está agora em “pré-alerta”.

Falando na sequência de uma reunião na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, António Costa informou que o executivo deu luz verde à missão especial de bombeiros, GNR e INEM para combater os incêndios na Madeira e que o Governo decidiu “acionar o pré-alerta para o mecanismo europeu de proteção civil”.

O governante adiantou que também está em pré-alerta o acordo bilateral com a Rússia e que este será acionado se nos “próximos dias se justifique um acionamento efetivo”.

“Isso ultrapassou aquilo que é a capacidade normal de resposta do dispositivo”, alertou António Costa, sublinhando que “a partir de quinta-feira e até segunda-feira, inclusive, teremos um aumento muito significativo da temperatura”.

Exultando o papel da ANPC no combate a incêndios, António Costa disse, contudo, que “não é possível manter a ilusão de que os incêndios se evitam combatendo-os”.

“Evitam-se reformando a floresta”, afiançou, tomando-a como uma “prioridade política” para o Governo.