Home / Internacional / Hillary em vantagem no primeiro debate frente a Trump
hillary clinton presidência dos EUA Casa Branca
Hillary Clinton

Hillary em vantagem no primeiro debate frente a Trump

Os dois candidatos à Casa Branca tiveram, esta madrugada, o primeiro debate. Do emprego, ao terrorismo, ao racismo, todos os temas quentes foram abordados por Hillary e Trump.

 

Hillary Clinton e Donald Trump protagonizaram, esta madrugada, o primeiro frente a frente das eleições presidenciais dos Estados Unidos, com a candidata democrata a conseguir controlar o debate e a virá-lo a seu favor.

No final do debate, que durou mais de hora e meia, a maioria dos analistas considerou que Clinton deverá ganhar o escrutínio de 8 de novembro.

Moderado por Lester Holt, o debate começou com com Trump a dominar os primeiros 25 minutos, mas a partir daí a rival democrata controlou a discussão.

Primeiro debateu-se o emprego, com Trump a acusar Hillary de nada fazer para resolver a questão do emprego.

Já a candidata democrata exigiu igualdade de salários para homens e mulheres, contudo, lembrou que os Estados Unidos assistiram a seis anos de crescimento do emprego.

Sobre o terrorismo, o candidato republicano considerou que se os Estados Unidos não tivessem “ficado com o petróleo” do Iraque o Estado Islâmico “não teria aparecido”. Trump insistiu, ainda, que nunca apoiou a intervenção americana no Iraque, em 2003, mesmo depois de o moderador dizer haver provas de que o fez.

O milionário garantiu ter o temperamento certo para ser presidente, enquanto Hillary contrapôs que “um homem que pode ser provocado por um tweet” não deve ter acesso aos códigos de ativação de armas nucleares.

Trump considerou que a sua opositora não tem “resistência para ser presidente”, tendo a ex-secretária de Estado respondido que quando Trump tiver visitado 112 países diferentes e negociado acordos de paz e libertações de reféns poderá, então, falar de resistência.

Já sobre a questão racial, a candidata democrata considerou que, muitas vezes, a raça “é demasiado determinante” e defendeu a necessidade de “restabelecer a confiança entre as comunidades e a polícia”.

Já Trump considerou que o país precisa de “lei e ordem” e que sabe como o país é perigoso porque esteve “em todo o lado”.

“Já a senadora decidiu ficar em casa”, atacou.

A resposta de Hillary não se fez esperar: “Acho que Donald acabou de me criticar por me preparar para este debate. E sim, preparei. E sabem para o que mais me preparei? Para ser presidente”.

Recorde-se que as últimas sondagens mostram uma vantagem mínima de Hillary sobre Trump, de 44% face a 42% do opositor, segundo a CNN.