Home / Empresas / Hotéis continuam favoritos nas escolhas de alojamento
atlas hotelaria 2016
Hotéis mantêm favoritismo, mas procura por alojamento local aumenta (Foto: DR)

Hotéis continuam favoritos nas escolhas de alojamento

Por: Denisse Sousa

Hotéis ocupam o primeiro lugar nas escolhas para alojamento, no entanto, cresce a procura por alojamento local, segundo o Atlas da Hotelaria 2016.

 

Os hotéis portugueses continuam a ser a tipologia de alojamento preferida pelos visitantes, com 73%, seguido dos apartamentos turísticos, com 10%, e os hotéis-apartamento, com 8%, segundo o Atlas da Hotelaria 2016.

O estudo revela que com o crescimento do uso das ferramentas online de arrendamento e procura deu-se um aumento de alojamentos locais como opção de escolha para quem visita o país, com o número de unidades nos 22.000 e uma oferta de camas nos 88.000.

Levado a cabo pela Deloitte, o Atlas da Hotelaria já conta com 11 edições e apresenta a realidade da oferta hoteleira e os comportamentos que influenciam o setor. Segundo o estudo, Portugal conta, atualmente, com mais 135 empreendimentos turísticos do que em 2015, num total de 1.864, e com mais 6.203 unidades de alojamento, num total de 136.203.

Pestana mantém liderança dos grupos hoteleiros

No topo da tabela nas categorias de Hotéis, os estabelecimentos de quatro e três estrelas predominam nos primeiros lugares, com 37% (695 estabelecimentos hoteleiros) e 34% (643 estabelecimentos hoteleiros), respetivamente. Os empreendimentos de duas estrelas ficam em terceiro lugar com 16% e os de cinco estrelas em quarto com 8%.

No ranking nacional dos 20 grupos hoteleiros com o maior número de unidades de alojamento, os grupos Pestana Hotels, Resorts & Pousadas de Portugal (7086), Villa Galé (4097) e Accor Hotels (3360) ocupam os três primeiros lugares. Também a destacar a subida dos grupos Hotéis Fénix (1320 unidades de alojamento), que sobem do 14.º para o 11.º lugar, Porto Bay (1293), do 17.º para o 12.º lugar na tabela, e Turim Hotéis (1151) na 17.ª, posição contrariamente ao 19.º lugar ocupado no ano passado.


Algarve vence em número de empreendimentos

O Algarve apresenta o maior número de empreendimentos turísticos, com 23% do total, e também de unidades de alojamento, com 32%. Segue-se a região Norte, com 22% dos empreendimentos turísticos em Portugal. A fechar a tabela ficam a região Centro, com 21%, e Lisboa, com 15%. Madeira e Lisboa destacam-se como as zonas do país com maior taxa de ocupação, nos 72,7% e 71,2%, respetivamente.


Internet e família no topo das influências

As influências familiares e pesquisas na internet são os principais impulsionadores na escolha do destino (65%) do turista que visita Portugal. Durante a escolha, países como Espanha e Itália são considerados alternativas, por apresentarem características semelhantes a Portugal no que toca ao clima, gastronomia e cultura.

Segundo o perfil, Lisboa é a cidade preferida de quem visita Portugal em qualquer estação do ano. Já o tipo de alojamento é um empate entre hotéis, hotel-apartamento ou pousadas, no entanto, entre turistas mais jovens nota-se o crescimento da procura de hostels e guesthouses.

A maioria dos turistas que procuram Portugal como destino diz-se satisfeito no final da viagem. Destes, 99% considera que a viagem correspondeu ou excedeu as expectativas e 94% confessa regressar nos próximos três anos. Os brasileiros são os que mais ficam agradados com a viagem, mas os que demonstram maior intenção de regressar são os britânicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *