Home / Empresas / IAPMEI junta bolseiros e empreendedores na 2ª edição do startup voucher
IAPMEI

IAPMEI junta bolseiros e empreendedores na 2ª edição do startup voucher

O Voucher Jumpstart reuniu os participantes da segunda edição do StartUp Voucher, uma iniciativa do IAPMEI, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de projetos empresariais.

O StartUp Voucher destina-se a jovens portugueses, ou residentes em Portugal com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos que não tenham empresas constituídas ou fontes de rendimento.

Com uma duração entre quatro a 12 meses este programa proporciona aos participantes um apoio financeiro, através de bolsas, no valor mensal de 691,70 euros, sendo que, no máximo, poderão ser atribuídas duas bolsas a cada projeto empresarial.

O StartUp Voucher dispõe ainda de assistência técnica, mentoria e um prémio para a concretização do projeto e da constituição da empresa.

Nas edições de 2016 e 2018, o programa recebeu um total de 817 candidaturas, das quais 473 foram aprovadas, correspondendo a 809 bolsas para empreendedores. 

No sentido de dar continuidade a esta iniciativa, o IAPMEI juntou na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, vários players do ecossistema empreendedor para o Voucher Jumpstart, que contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, do Presidente da Câmara de São João da Madeira e do presidente do IAPMEI.

De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, «esta iniciativa foi importante para os participantes já que contaram com momentos dirigidos particularmente aos bolseiros da segunda edição, onde foram partilhados conselhos para a condução dos seus projetos de forma a potenciar o seu sucesso.»

O evento contou ainda com a orientação do humorista Nilton numa palestra dirigida aos jovens empreendedores e uma intervenção do IAPMEI sobre as práticas mais adequadas e as menos aconselháveis do programa.

No final, os participantes tiveram também oportunidade de debater e assistir aos testemunhos de empreendedores que beneficiaram anteriormente do programa numa sessão de networking entre os vários participantes, entidades e outras personalidades relacionadas com o ecossistema empreendedor.