Home / MERCADO / Economia / Importações superam exportações nos primeiros seis meses de 2018
importações exportação exportar pme magazine
Foto de arquivo

Importações superam exportações nos primeiros seis meses de 2018

As importações subiram 8,8% no primeiro semestre do ano, mais do que os 6,6% das exportações, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar do aumento das importações, este foi menos do que os 14,3% registados nos primeiros seis meses do ano passado.

Já as exportações tinham subido 12,2% no primeiro semestre do ano passado.

Segundo o INE, as importações dispararam, 18,1% no mês de junho, na sequência do “significativo aumento” da compra de combustíveis e lubrificantes a países fora da União Europeia. Já as exportações aumentaram 8,6% em junho.

Ao cabo dos primeiros seis meses do ano, o défice da balança comercial foi de 1.682 milhões de euros, mais 641 milhões de euros face a junho de 2017.

“Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 999 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 231 milhões de euros em relação a junho de 2017”, refere o INE.

Quanto às exportações, o INE refere que os combustíveis e lubrificantes foram os bens que mais se exportaram (36,9%), seguindo-se o material de transporte (26,2%). Contudo, refere ainda os “sucessivos decréscimos” de vendas para Angola, “que em termos acumulados correspondem a uma diminuição de 15,5% no 1.º semestre de 2018”.