Home / Empresas / Infraestruturas de Portugal passa de prejuízo a lucro de 5,1 milhões
Infraestruturas de Portugal ultrapassa prejuízo com lucro de 5,1 milhões (foto:DR)

Infraestruturas de Portugal passa de prejuízo a lucro de 5,1 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa resultante da fusão da Estradas de Portugal e Refer, ultrapassou o prejuízo do primeiro semestre de 2015 de 12,2 milhões de euros, com uma recuperação para lucros de 5,1 milhões de euros.

A IP acrescenta ainda que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registou uma descida de 3% face ao primeiro semestre de 2015, ficando em 307 milhões de euros “em resultado da reversão das reduções remuneratórias que geraram o agravamento dos gastos com pessoal”.

As portagens “registaram um crescimento de 8% quando comparado com período homólogo de 2015”, refere a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Pese embora a manutenção do nível de utilização da infraestrutura ferroviária e estabilidade das tarifas, foi possível atingir 50 milhões de euros em receitas de serviços ferroviários, o que representa um crescimento de 11% em relação ao verificado no mesmo período de 2015”

Quanto aos resultados financeiros, a empresa afirma que estes “apresentaram uma recuperação na ordem dos 29 milhões de euros”.

Segundo o comunicado, o maior desafio da empresa continua a ser o financiamento da sua atividade de investimento, quer na rodovia quer na ferrovia.