Home / Empresas / Inquérito sobre desafios da gestão de Pessoas termina amanhã
Estudo sobre desafios da gestão de pessoas

Inquérito sobre desafios da gestão de Pessoas termina amanhã

Termina amanha o prazo para participação no inquérito nacional lançado pelo movimento Pessoas@2020, um estudo pioneiro sobre os “Desafios da Gestão de Pessoas em Portugal”, o qual visa identificar um conjunto de temáticas-chave, já identificados a partir de outros estudos de referência com âmbito internacional.

Desta forma, o inquérito integra basicamente duas grandes questões: primeiro convida o respondente a seleccionar as prioridades e desafios mais prementes, no âmbito da gestão de pessoas em Portugal. Depois, solicita que opine sobre o grau de preparação da organização na qual colabora.

À imagem de todo o processo de concepção e lançamento, também o processo de tratamento de dados será alvo de metodologias científicas actuais de análise estatística. Para o efeito, a equipa de trabalho designada para o projeto integra três investigadores, com fortes ligações à comunidade académica, mas também empresarial.

A plataforma assegura a total confidencialidade das respostas, já que o intuito é fazer um estudo que, mais do que fornecer informação particularizada, permita aferir qual a visão generalizada da sociedade para a temática da gestão de pessoas e quais os seus principais desafios.

O movimento assume como compromisso que a base de dados dos endereços usada, terá única e exclusivamente um aproveitamento para iniciativas deste cariz e não será fornecida a terceiros para actividades de cariz comercial.

“Queremos um estudo verdadeiramente representativo da realidade portuguesa no que à Gestão de Pessoas diz respeito”, explica Filipe Ferreira, membro da comissão promotora e que está a coordenar esta iniciativa.

“Queremos contribuir para a manutenção da actualidade do conhecimento que Portugal e que as pessoas detêm sobre esta área, na expectativa de podermos, até 2020, contribuir activamente para melhorar qualitativamente as práticas e as opções estratégicas que tomamos neste campo”, explicou em conversa com a PME Magazine.

O responsável aproveitou ainda a entrevista para clarificar que não se dirigem ao universo dos profissionais dos recursos humanos, mas a todos os profissionais que gerem ou são geridos por pessoas.

O Pessoas@2020 preparará o anúncio dos resultados segundo moldes próprios, mas que não quer ainda desvendar.

“Os resultados serão conhecidos e amplamente difundidos até ao fim deste ano, na expectativa de poder auxiliar gestores a planear melhor o ano de 2017, inspirando melhorias ou fornecendo argumentos para a consolidação de trajectórias estratégicas nas organizações portuguesas”, afirma o responsável.

Para os que desejam contribuir para este estudo, o acesso termina amanha e está disponível aqui.