Home / Empresas / Casos de Sucesso / Investigadores portugueses conta o conteúdo malicioso online
Investigadores portugueses

Investigadores portugueses conta o conteúdo malicioso online

Por: Denisse Sousa

Os investigadores Daniel Canedo, Ricardo Ribeiro, Alina Trifan e António Neves são os autores da solução vencedora da Strategic Communications Centre of Excellence 2018, o concurso da NATO na segurança às populações da Aliança Atlântica. Em conversa com os investigadores da Universidade de Aveiro percebemos quais as vantagens desta solução e como pode a ciência aliar-se ao combate ao conteúdo malicioso online.

A modernização dos grupos extremistas é algo cada vez mais presente na sociedade moderna. Seja através de websites ou redes sociais, a população mundial está cada vez mais vulnerável ao conteúdo extremista e malicioso. Aqui, além da intervenção dos meios de segurança, a ciência também pode ter um papel fundamental na criação de ferramentas e soluções para rastreio e dissuasão deste tipo de informação.

É com este mote que o Strategic Communications Centre of Excellence, mais conhecido como StratCom, programa multinacional ativo desde 2014 constituído e acreditado pela NATO, lançou em 2018 a competição virtual “Como detetar uso de vídeo ou fotografia de cariz malicioso online ”.

Este concurso deu a oportunidade a equipas cheias de talento de apresentarem conceitos inovadores e protótipos direcionados para  combater atividade maliciosa online.

Leia a reportagem completa na edição de janeiro da PME Magazine.