Home / Empresas / ISQ e ARALAB distinguidos com projeto inovador nos Food & Nutrition Awards
Food PME Magazine

ISQ e ARALAB distinguidos com projeto inovador nos Food & Nutrition Awards

O ISQ e a ARALAB foram distinguidos no âmbito dos Food & Nutritions Awards com o inovador projeto ‘Grow2Green’ que está a revolucionar a forma como se cultivam alimentos (“indoor farming”).

Food & Nutrition Awards é a iniciativa de referência na discussão de temas como Inovação, Indústria, Distribuição, Agricultura, Saúde, Educação e, particularmente, Alimentação e Estilos de Vida Saudável em Portugal, trabalhando em estreita parceria com entidades governamentais, empresas de distribuição, indústria agroalimentar e canal horeca.

A grande motivação do ISQ para este projecto é o contributo tecnológico que podemos trazer, mas também criar um produto que se possa colocar em vários países, nomeadamente em países do Médio Oriente e outras regiões com dificuldades ao nível da água ou com condições naturais adversas à produção de frescos.” Refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

O Indoor Farming consiste numa tecnologia inovadora e sustentável para produção de vegetais frescos, saudáveis, sem pesticidas e herbicidas em qualquer local ou altura do ano. Um dos grandes benefícios desta tecnologia é eliminar a dependência do clima ou de uma estação do ano em particular, sendo possível produzir o que se quer, onde se quer, na altura do ano em que se quer, sem qualquer tipo de condicionalismos meteorológicos. A  produção de vegetais em ambiente totalmente controlado ao nível de luminosidade, temperatura, humidade e CO2. O projecto está a ser desenvolvido em Castelo Branco, apoiado no laboratório de eficiência energética do ISQ, e contando com a participação de uma equipa técnica multidisciplinar.