Home / Empresas / Empreendedorismo / LACS, o espaço ‘cool’ e criativo de Lisboa
cool
Foi no antigo edifício da administração do Porto de Lisboa que nasceu o LACS

LACS, o espaço ‘cool’ e criativo de Lisboa

Por: Denisse Sousa

De um espaço abandonado há 25 anos nasceu o novo cluster cool e criativo de Lisboa. Aberto a tudo e todos, é aqui que se concentram ideias, cruzam-se contactos e juntam-se empresas improváveis para projetos interessantes. Falámos com José Rodrigues, diretor-geral do LACS – Lisbon Art Center & Studios, sobre este novo hot spot da criatividade junto ao Tejo.

Foi no antigo edifício das cantinas e balneários da administração do Porto de Lisboa que nasceu o LACS – Lisbon Art Center & Studios. Após 25 anos de abandono do edifício, esta pequena pérola em Santos foi (re)apresentada a investidores como o projeto LACS: um cluster criativo para desenvolver a arte e cultura num espaço de trabalho diferenciado.

Com um investimento de três milhões de euros, os trabalhos começaram em maio de 2017, seguiram-se as obras em setembro, que terminaram em fevereiro 2018. O LACS abriu portas a 19 de março deste ano, com inauguração oficial a 8 de junho.

“O que nos define é a palavra Communitivity, que de facto é uma palavra que não existe,” começa por explicar José Rodrigues, diretor-geral do LACS. Segundo o dicionário do LACS, Communitivity nasce da palavra Community (comunidade) porque o LACS pretende estabelecer interligações entre esta e outras comunidades, nacionais e internacionais.

Communication (comunicação) porque promove a comunicação através do diálogo e do networking entre todos os membros, parceiros e sociedade. “E Creativity (criatividade), porque incentivamos e apoiamos a criatividade, e a inovação, em todas as suas vertentes, quer singular ou coletivamente, para estimular o desenvolvimento de novos talentos. Estas três palavras juntas, misturá-mos e deu LACS – Communitivity of Creators”, esclarece.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de outubro da PME Magazine.