Home / Empresas / Líderes sucessores nas empresas veem oportunidade para inovar
líderes sucessores pme magazine
Foto de arquivo

Líderes sucessores nas empresas veem oportunidade para inovar

Os novos líderes das empresas familiares veem o contexto envolvente como uma oportunidade para crescer e inovar, revela o estudo Next Generation Survey 2018, levado a cabo pela Deloitte.

Segundo o estudo, em Portugal, 62% dos líderes olha para o contexto envolvente como uma oportunidade para crescer e 81% como uma oportunidade para inovar.

Apenas 12% considera que o contexto pode “prejudicar a sustentabilidade” da empresa.

De forma global, 56% dos líderes estão confiantes em relação ao contexto da empresa, mas 29% considera que o contexto pode “prejudicar a sustentabilidade” do seu negócio.

Quanto ao nível de envolvimento com outras empresas no que respeita à inovação, 77% está disposto a trabalhar com qualquer empresa, enquanto 4% prefere trabalhar sozinho.

Nos últimos três anos, segundo o mesmo estudo, as aquisições foram o tipo de combinação de negócio mais utilizado pelas empresas familiares portuguesas (73%), seguindo-se alianças estratégicas (27%), joint ventures (parcerias, 15%) e o desinvestimento (15%).

O estudo adianta que 54% das empresas familiares portuguesas tem uma estratégia digital definida, mas 85% vê a tecnologia digital como “opcional”.

A nível global, 61% das empresas diz ter uma estratégia digital definida.

Para a realização do estudo, a Deloitte entrevistou 575 líderes sucessores de empresas familiares, de 52 países.