Home / Internacional / Lisboa sobe no ranking das cidades mais caras
cidades mais caras do mundo
Estudo da Mercer envolveu 209 países

Lisboa sobe no ranking das cidades mais caras

Capital portuguesa ocupa agora o 134.º lugar no ranking das cidades mais caras do mundo.

 

Lisboa subiu 11 posições no ranking das cidades mais caras do mundo, passando do 145.º para o 134.º lugar na lista, segundo o estudo revelado pela consultora Mercer. Ainda assim, a capital portuguesa continua a ser uma das cidades menos dispendiosas para expatriados a nível global.

Hong Kong lidera a lista das cidades mais caras do planeta, destronando Luanda (Angola) para o segundo lugar do pódio. Zurique (Suíça) mantém-se no terceiro lugar no ranking, sendo assim a cidade mais cara da Europa. Também Singapura mantém o quarto lugar na tabela, enquanto Tóquio (Japão) sobe do 11.º para o quinto posto este ano.

Uma das variáveis tidas em conta neste estudo global Custo de Vida 2016 é o arrendamento e Lisboa assistiu a esse aumento de rendas, o que, apesar da desvalorização do euro face ao dólar, fez disparar o custo de vida na capital lusa. Segundo a Mercer, alugar um apartamento T2 pode custar 1500 euros em Lisboa. Já em Hong Kong o preço pode superar os seis mil euros.

“As alterações no custo de bens e serviços, em conjunto com a inflação e a volatilidade cambial, fazem com que os custos de colocação de colaboradores no estrangeiro possam, por vezes, ser superiores ou inferiores ao esperado” refere Tiago Borges, responsável ibérico da área de estudos de mercado da Mercer.

 

Nova Iorque a subir

No que respeita ao continente americano, a valorização do dólar levou a um aumento do custo de vida nas cidades dos Estados Unidos: Nova Iorque subiu cinco posições para o 11.º lugar e é assim a primeira cidade americana na lista das mais caras do mundo. Seguem-se São Francisco (26.º) e Los Angeles (27.º).

No extremo oposto, Windhoek (209.º lugar), na Namíbia, Cidade do Cabo (208.º), na África do Sul, e Bichkek (207.º), no Quirguistão, são as cidades mais baratas para se viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *