Home / Internacional / Lucro da H&M cai 9% para 501 milhões de euros
Lucro da H&M cai 9% para 501 milhões de euros

Lucro da H&M cai 9% para 501 milhões de euros

O grupo sueco registou uma queda de 9% de junho a agosto, em comparação com 2015, para 501 milhões de euros. O presidente do grupo sueco a qual pertence a H&M, Karl Johan Persson, atribuiu a quebra ao tempo quente se registou no inicio do outono, acrescentando que “as vendas correram bem na maioria dos mercados até meados de agosto”, mas que “a partir daí foram negativamente influenciadas pelo calor, que se manteve no mês de setembro, resultando num arranque desafiante do outono.”

O presidente apontou ainda a valorização do dólar como estando na base da diminuição do lucro que no acumulado dos primeiros nove meses do exercício recuou 17,3%, cerca de 1.321 milhões de euros. De junho a agosto as vendas subiram 6% para 5,9 mil milhões de euros, deixando a marca com uma ideia positiva para 2017 numa subida de vendas e rentabilidade.

Durante o ano fiscal de 2015/2016, o grupo prevê abrir um total de 425 novas lojas e entrar em novos mercados como Porto Rico com abertura da primeira loja em junho, seguido do Chipre que registou a presença da marca em setembro e a primeira loja na Nova Zelândia abre em outubro. Em 2017 prevê-se a inauguração em quatro a cinco novos mercados, incluindo Colômbia, Islândia e Cazaquistão e o “lançamento de uma ou duas novas marcas” inaugurações em quatro a cinco novos mercados.

A H&M pondera ainda reforçar a sua presença nos Estados Unidos e China com abertura de 30 e 47 lojas, sendo o objetivo final chegar ao fim do ano com lojas em 64 mercados, 35 dos quais com venda online.