Home / MERCADO / Economia / Mais portugueses vão comprar prendas no Natal
presentes prendas natal pme magazine

Mais portugueses vão comprar prendas no Natal

Este ano, haverá mais portugueses a comprar prendas no Natal e deverão fazê-lo mais cedo do que o normal. A conclusão é do “Observador Cetelem Natal 2017”, levado a cabo pela Cetelem.

“As conclusões do Observador Cetelem, que projeta as compras dos consumidores nacionais para a quadra natalícia que se aproxima, referem que 95% dos inquiridos neste estudo têm intenção de comprar prendas. É um valor bem mais elevado que nos últimos anos. Em 2017, e a fugir à histórica tendência dos portugueses em deixar as suas compras para os últimos dias, aumenta o número daqueles que vão adquirir os seus presentes no mínimo entre duas semanas a um mês antes do Natal”, refere o estudo.

O documento acrescenta que 68% dos inquiridos vão iniciar as suas aquisições entre duas semanas a um mês antes do Natal”, mais 8% do que no ano anterior.

“Já 7% dos consumidores farão as suas compras com ainda maior antecedência, 2 meses antes, mais 2% que em 2016”, acrescenta o estudo.

Entre 2014 e 2016, o número de portugueses a comprar prendas de Natal variou entre os 78% e os 80%, sendo que este ano deverá atingir os 95%.

“Quanto ao tempo despendido para fazer essas mesmas compras de Natal, 46% dos inquiridos demoram até 10 horas para concluir este processo (embora 28% refiram que não precisam de mais que 5 horas para o efeito). Pior estão aqueles que demoram até dois dias – 5% admitem precisar de todo esse tempo.”

Para Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem, “a reposição de salários e subsídio trouxe boas notícias para o consumo, com reflexo também na quadra natalícia”.