Home / Empresas / Ambiente / Negócios verdes em destaque na Green Tech Challenge
MartinPetersen negócios verdes pme magazine
Martin Andreas Petersen é co-fundador da Green Tech Challenge (Foto: Divulgação)

Negócios verdes em destaque na Green Tech Challenge

Por: Ana Rita Justo

Decorre até quarta-feira, em Lisboa, a Green Tech Challenge, evento onde 13 startups vão apresentar ideias inovadoras na área do ambiente e sustentabilidade. Fundada por Martin Petersen e Frederik van Deurs, a Green Tech Challenge começou em Copenhaga e estará este ano presente em mais de nove países. Em Lisboa, esta será a segunda edição.

 

PME Magazine – Que balanço faz do Green Tech Challenge do ano passado?

Martin Andreas Petersen – O nosso balanço é que há um ótimo ecossistema “verde” em Lisboa. Estamos ansiosos por dar o nosso melhor para fazer com que as tecnologias verdes desenvolvidas em Portugal tenham sucesso numa escala europeia e global. Para tal, as startups vão precisar de ótimo aconselhamento sobre escalar e financiamento. Daí estarmos felizes por fazer parcerias com algumas das mentes mais brilhantes em Portugal: Microsoft, JP da Cruz Telles, Winning Scientific Management, Canela PR e muitas mais.

 

PME Mag. – Ponderam manter-se em Lisboa?

M. A. P. – Planeamos ficar aqui durante bastantes anos. Já mudámos a nossa sede para aqui e, à medida que nos expandimos para o resto do mundo, esperamos que Lisboa seja o nosso lar.

 

PME Mag. – Portugal é um país com muitos negócios verdes?

M. A. P. – Sim, e a aumentar. Cada vez mais pessoas estão a aperceber-se de que a nossa geração está a enfrentar alguns dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou. Felizmente, cada vez mais pessoas e, como tal, os negócios, estão à altura do desafio. Resolver problemas que afetam milhões de pessoas, não é apenas a coisa certa a fazer, é também um ótimo negócio.

 

PME Mag. – Quais os benefícios para quem participa no Green Tech Challenge?

M. A. P. – Em primeiro lugar, as startups poupam inúmeras horas de trabalho ao estarem ligadas a um grande número de especialistas. Em segundo lugar, os nossos participantes têm uma taxa de sucesso incrível. Mais de 70% das startups da GTC angariam fundos dentro de um ano. Mais de 10% dos nossos participantes aumentaram as suas receitas ou avaliação por 10 vezes desde que começámos. A Green Tech Challenge são eventos locais E uma rede global.

 

PME Mag. – Quais as expectativas para a edição deste ano?

M. A. P. – Até agora todos os anos têm sido melhores do que o anterior. Expectamos que este ano não será diferente. Como tal, esperamos conhecer startups fantásticas e vê-las relacionarem-se com investidores, líderes da indústria e consultores que vão mudar os seus negócios para melhor. E no fim isso significa que todos vamos viver num planeta mais verde e mais rico.