Home / Empresas / Ambiente / Universidade Nova e AIP lançam programa para inovação das PME
inovação das PME crossideas pme magazine

Universidade Nova e AIP lançam programa para inovação das PME

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP) lançaram o projeto Crossideas, cujo objetivo é apoiar as PME no desenvolvimento de projetos de Economia Circular, Transição Energética e Adaptação Climática através dos centros de investigação da FCT.

“Existindo conhecimento científico relevante nos centros de investigação que carecem de contextos reais de aplicação, a iniciativa Crossideas vem concretizar a ligação entre ambas as partes através da identificação de desafios das PME a serem abordados em conjunto com os centros de investigação”, refere a FCT em comunicado.

O programa é cofinanciado pelo Climate Kic, uma iniciativa da União Europeia para a inovação no combate às alterações climáticas, podendo as PME submeter os seus desafios até 15 de setembro aqui.

Ao todo, serão selecionadas 50 PME, sendo depois feito o match mais adequado com um dos 14 centros de investigação da FCT.

O processo culminará no dia 13 de Outubro, onde as PME e Centros de Investigação explorarão as oportunidades de desenvolvimento e inovação, traduzidos em memorandos de entendimento sobre um plano de acção conjunto”, conclui o documento.