Home / Empresas / Passport Index, o site que avalia passaportes
passport index
Através deste site pode saber o ranking do seu passaporte (Foto: D. R.)

Passport Index, o site que avalia passaportes

O Passport Index promete ser a ferramenta mais completa e atualizada sobre informação de necessidade de visto para entrar em qualquer país. Com o objetivo de ajudar os viajantes a classificar os países pela forma como podem, livremente, viajar pelo mundo sem a necessidade de um visto, esta ferramenta é preciosa para os empresários viajarem, em lazer ou em trabalho.

 

O site faz vários grupos de passaportes. De acordo com o sistema implementado, os passaportes são classificados por pontos, pontos esses que se conseguem pela acumulação dos países a que o documento dá acesso sem ser necessário um visto. Quando é feito o somatório chega-se ao Visa Free Score. Depois, quanto mais alto for o “Visa Free Score”, mais poderoso é o passaporte.

Há países em que o passaporte é muito menos poderoso do que noutros. Os mais valiosos de 2016 são emitidos na Alemanha e na Suécia, permitindo entrar livremente em 158 países.

Portugal permite visitar cerca de 144 países sem necessidade de visto, aparecendo em quarto lugar no ranking dos passaportes mais valiosos do mundo, ao lado de Singapura, Luxemburgo, Áustria e Estados Unidos.

Finlândia, França, Suíça, Espanha e Reino Unido ocupam o segundo lugar no ranking, conseguindo entrar em 157 países sem visto.

Os passaportes dos nove países CPLP têm rankings distintos: o do Brasil é o que aparece primeiro, em 17.º lugar, com possibilidade de visitar 141 países. Seguem-se Timor Leste (48.º – 84 países), Cabo verde (65.º – 61 países), São Tomé e Príncipe (73.º – 53 países) Guiné-Bissau e Moçambique ( ambos em 77.º – 49 países) Guiné Equatorial e Angola (ambos em 81.º – 45 países). Informação valiosa para a comunidade empresarial.

Os passaportes menos valiosos são geralmente os assolados por conflitos, sendo o Afeganistão e o Paquistão os países que menos países conseguem visitar sem necessidade de visto (24 e 27 países, respetivamente).