Home / Edições PME / Olhar 2019 nos olhos 
olhar 2019 everything is new pme magazine

Olhar 2019 nos olhos 

Corremos a passos largos para o fim de ano e alguns já olham para ele com vontade de fazer balanços. A economia portuguesa deverá terminar 2018 com um crescimento acima de 2%, prevendo-se percentagem semelhante para 2019. 

As perspetivas são moderadas, pelo que as empresas terão, mais uma vez, de mostrar a sua resiliência, num ambiente cada vez mais tecnológico, ávido de mudança e em que o consumidor está, a cada dia, mais exigente e informado. 

Álvaro Covões é a nossa figura de destaque, empresário de sucesso e diretor-geral da promotora Everything is New. Alguém que tem dado provas, dia após dia, de conseguir adaptar-se em pleno ao que o seu público lhe pede. 

Irascível quando tem de ser, Álvaro Covões abriu-nos a porta da empresa que criou em 2007 e que este ano viu o seu festival de maior sucesso, o NOS Alive, fazer dez anos. Como está a cultura em Portugal e o que podem os empresários e o Governo fazer para ajudar esta indústria em Portugal, eis o que pode descobrir nesta intensa entrevista. 

Nesta 10.ª edição, trazemos a público alguns negócios diferentes, como o da farmacêutica Targetway, o novo hub creativo de Lisboa LACS, ou a Sonder, agência portuguesa de publicidade que aposta em pessoas autênticas. 

Fomos conhecer o atelier de arquitetura Openbook e saber como esta a correr a experiência de internacionalização no Brasil, e damos também a conhecer os planos de modernização do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). 

Vítor Palmela Fidalgo, da Inventa International, fala-nos sobre a importância da proteção da propriedade intelectual nas empresas, enquanto Nuno Troni, da Randstad, esclarece o que querem os millennials das empresas e o que podem os empregadores esperar desta geração tão peculiar.  

Paulo Leal, da Argus Performance Partners, escreve sobre a gestão interina e sobre como podem as empresas tirar benefício destas situações. Por fim, o business angel Tim Vieira volta a marcar presença numa edição da PME Magazine, agora com um artigo de opinião sobre o impacto da inovação disruptiva no mercado atual. 

Estes são alguns exemplos de negócios e pessoas que souberam dar o salto para o mundo moderno, numa altura em que o digital tomou, em grande medida, parte das nossas vidas, mas onde a ânsia da personalização e da personificação é cada vez maior. 

Fica a deixa para quem sobre isto queira refletir e o desejo de que em 2019 haja ainda mais empresários a dar o seu contributo para um Portugal em crescendo. 

Aproveite para espreitar a edição de outubro aqui.

 

Boas leituras e bons negócios!

 

Ana Rita Justo – Editora