Home / Edições PME / Para onde queremos ir
onde queremos ir pme magazine

Para onde queremos ir

Para onde segue a economia portuguesa e que imagem estamos nós a passar para os grandes players mundiais? Portugal, assume-se, cada vez mais, com um centro nevrálgico para o empreendedorismo, uma capital de potencialização de ideias, um hub fantástico para o desenvolvimento de negócios.

O turismo é, sem dúvida, um dos setores de excelência da economia portuguesa: mais de 11,5 mil milhões de euros gerados em 2016, numa subida de 7% do valor acrescentado bruto da economia nacional, mais de 350 mil pessoas empregadas no setor e um peso nas exportações equivalente a 20% do total. O caminho é irreversível e, cada vez mais, o mundo olha para nós como uma economia que emerge e se adapta à nova Era digital, ao empreendedorismo e à inovação.

O turismo aparece com mais força, aliado às novas tecnologias, à melhoria e formação contínua dos seus recursos humanos, a modelos de negócio que começam a ser replicados. Nesse sentido, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, traz-nos, nesta edição de início de verão, a visão estratégica para o turismo nacional.

Uma aposta forte na capacitação das pessoas, mas também na inovação e na criação de novos negócios, esta última potenciada pela criação do Centro de Inovação do Turismo. Falamos sobre o turismo, sobre como gerir equipas sazonais com a coach Ana Ganhão, sobre os desafios ao aparecimento de novas empresas no ramo turístico, como alerta o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, ou até sobre casos de sucesso além-fronteiras, como o do grupo Oásis Atlântico.

A empregabilidade inclusiva também toma um papel importante e por isso damos conta do caso de integração de sucesso de Nuno Salgado, que aos 36 anos teve de mudar de vida devido a uma retinopatia diabética.

Não deixamos de fora a importância que as incubadoras têm na economia nacional, pelo que fomos falar com os responsáveis da Startup Braga, Startup Lisboa e Loures Inova e perceber o que estão a fazer pela renovação do nosso tecido empresarial.

Apresentamos a Fin-Prisma, que disponibiliza soluções de gestão documental à medida de cada negócio, e falamos sobre o novo projeto do Lispolis, o E-Commerce Experience Lisboa, destinado a empresas que queiram potenciar os seus negócios online.

As boas práticas de recrutamento e de como sabermos como contratar a pessoa certa são abordadas por Andreia Duarte, da Brave Mind, e damos conta de outros casos de sucesso empresarial, como a ImpactHouse e a Partteam.

Desengane-se quem pensa que no verão não se faz negócio. A globalização leva-nos a este desenvolvimento constante. E quem não o fizer, ficará para trás.

Boas leituras e bons negócios!

 

Leia aqui a 9.ª edição da PME Magazine

 

Ana Rita Justo – Editora