Home / Empresas / Como os empreendedores devem gerir o tempo
gerir o tempo

Como os empreendedores devem gerir o tempo

Quando se gere um negócio é fácil ficarmos mergulhados no nosso próprio trabalho e a gestão do tempo pode ser uma grande dor de cabeça.

 

Como resultado, o stress aumenta e a produtividade, muitas vezes, diminui. A revista brasileira Exame compilou algumas dicas sobre como os empreendedores devem gerir o seu tempo.

 

Veja quais são:

  1. Planeie o trabalho – planeia sempre no dia anterior o que vai fazer o dia seguinte e, se possível, o trabalho de três dias ou de uma semana. “Imagine uma pessoa que vai ao mercado sem uma lista de compras. Com o dia de trabalho é a mesma coisa”, argumenta Rodrigo Siqueira, professor do Ibmec/RJ e coach.
  2. Aprenda a delegar – muitas vezes para quem dirige uma empresa é difícil desligar-se. Contrate as pessoas certas e aprenda a delegar nelas as tarefas que você já não tem tempo para executar.
  3. Diga ‘não’ – se não aprender a dizer que não, sublinha o especialista Rodrigo Siqueira, vai acabar a “fazer as tarefas de outras pessoas”. “Se os funcionários se sentem confortáveis em pedir, eles vão recorrer ao empreendedor sempre. Com isso a equipa não amadurece”, sustenta.
  4. Corte nas reuniões – Christian Barbosa, autor do livro “A Tríade do Tempo”, considera que o excesso de reuniões está ligado à necessidade que o empreendedor tem de controlar tudo o que acontece. Corte nas reuniões desnecessárias e seja objetivo. Diga ao que vai com antecedência e assim poderá encurtar o tempo despendido.
  5. Atenção às distrações – cuidado com o Facebook, Whatsapp e emails. Irão desconcentrá-lo, pelo que o melhor é bloqueá-los quando necessita de maior concentração e ligá-los quando precisa de uma pausa estratégica.
  6. Rompa com a ditadura do email – os emails conseguem sugar grande parte do nosso tempo. Estabeleça um momento do dia para se dedicar a responder aos emails. Outro dos conselhos de Christian Barbosa é acabar com a cultura dos emails em cópia: “Isso desperdiça energia”.
  7. Atenção aos dias longos – longas jornadas de trabalho não são boas para o empreendedor que, adianta Barbosa, acaba eventualmente por exigir o mesmo da equipa e isso pode gerar problemas dentro da empresa.
  8. Cuide de si – gerir bem o tempo também significa cuidar do seu corpo, ter tempo para a família e para os amigos. “O empreendedor precisa de perceber que há uma relação direta entre vida pessoal e trabalho”, diz Christian Barbosa.