Home / Sucesso / Editorial / Otimismo para 2018
2018 pme magazine

Otimismo para 2018

Chegamos finalmente a 2018, ano de muitos desafios e de percebermos em que estado se encontra realmente a economia portuguesa. 

As previsões não são más, com o desemprego a descer para níveis que remontam a 2005, a economia a crescer paulatinamente, a inflação a subir – mas, diga-se, também não são muito entusiasmantes. 

Para as empresas, o sabor é agridoce: o Orçamento do Estado não prevê descidas no IRC, mas sim o aumento da derrama para empresas com lucros superiores a 35 milhões de euros. 

Falta saber se os indicadores positivos vão representar mais e melhores investimentos, mais e melhor emprego, mais e melhor economia. 

Exemplo de força e de empreendedorismo é o que motiva esta primeira edição de 2018 da PME Magazine. Com um projeto gastronómico de alto nível e o merecido reconhecimento, José Avillez apresenta-se como empreendedor português de sucesso, criador de restaurantes repletos de experiências novas e de desafios que fazem com que os seus empregados continuem a sonhar com uma vida melhor. 

Damos também a conhecer o que muda para as empresas com as alterações fiscais previstas no Orçamento do Estado para 2018, com a advogada fiscalista Sandra Laranjeiro dos Santos. 

Projetos novos, outros nem tanto, mas com muita história por contar, são os casos da Quinta Vale da Capucha, do Ikea na integração de pessoas com deficiência, da Mind Source na procura de melhores condições de trabalho para os seus colaboradores, da Live Electric Tours, ou da Mesativa. São esses que pode descobrir nesta edição. 

Conheça ainda o caso de sucesso da Casa de São Matias, inspirado na frequência num curso de gestão de marcas de luxo, um hiato em Portugal que agora começa a ser preenchido. 

Damos, também, conta das melhores ferramentas de análise de marketing digital para as empresas e deixamos as previsões económicas para este ano com a ajuda da diretora-geral da consultora Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes. 

Um caso de empreendedorismo nas palavras de Edgar Campos, country manager da Unono Portugal, e uma análise ao setor do transporte de mercadorias no país. 

Os bons exemplos que vamos encontrando nesta longa caminhada que é a conceção da PME Magazine ajudam-nos a encarar 2018 com otimismo e esperança de que mais e melhores empresas possam dar o seu contributo para a economia nacional. 

Esperamos, por isso, caro empresário, que se sinta tão inspirado e otimista como nós para enfrentar este novo ano de cabeça erguida. 

Para ‘espreitar’ a 7.ª edição da PME Magazine clique aqui.

 

Boas leituras, bons negócios e um excelente anos de 2018! 

 

Ana Rita Justo – Editora