Home / Empresas / Pessoas com mais de 40 anos só deviam trabalhar três dias por semana
taxa de desemprego obras públicas trabalhar
Foto de arquivo

Pessoas com mais de 40 anos só deviam trabalhar três dias por semana

O estudo da Universidade de Melbourne conclui que trabalhar três dias por semana melhora funções cognitivas.

 

Os trabalhadores com 40 ou mais anos são mais produtivos se trabalharem cerca de 25 horas, por semana, o equivalente a três dias de trabalho.

Segundo o estudo do Instituto de Economia Aplicada e Investigação Social da Universidade de Melbourne, na Austrália, trabalhar cerca de 25 horas a partir dos 40 anos melhora a capacidade de memória.

O estudo foi feito com 3500 mulheres e 3000 homens, com diferentes níveis de escolaridade, e idades entre os 40 e os 69 anos.

“O trabalho pode ser uma faca de dois gumes, no sentido em que pode estimular a atividade cerebral, mas, ao mesmo tempo, longas horas de trabalho e alguns tipos de tarefas podem causar fatiga e stress, que podem afetar as funções cognitivas”, revela o estudo.

Os investigadores concluíram, por isso, que, “a partir da meia idade, trabalhar em part-time pode ser eficaz para manter a capacidade cognitiva”.

No final, os investigadores concluíram que trabalhar entre 25 a 30 horas por semana produz efeitos positivos sobre as capacidades cognitivas dos homens, enquanto nas mulheres o número baixa para entre as 22 e as 27 horas de trabalho por semana.