Home / Empresas / PME aprendem com o segmento de Luxo
ISEG Helena Amaral Neto PME Magazine
Helena Amaral Neto coordena os cursos executivos de luxo no ISEG

PME aprendem com o segmento de Luxo

Numa iniciativa inédita entre o IDEFE e a PME Magazine, irá ser atribuído pela primeira vez o Prémio Turismo de Luxo, com a oferta de uma inscrição no curso executivo em Luxury Tourism Management a uma empresa que apresente a candidatura mais inovadora neste segmento. Em entrevista à PME Magazine, Helena Amaral Neto, coordenadora do curso, explica as mais valias deste curso.

Por: Mafalda Marques

 

Em 2013, em plena intervenção da troika, a palavra luxo era mal vista dadas as restrições em que vivia o país e daí surgiu a ideia de desenvolver formação executiva no IDEFE vocacionada para o segmento. Sendo transversal em termos de setores, desde o turismo, ao imobiliário, retalho, automóvel, aviação. É nessa altura que Helena Amaral Neto foi desafiada para desenvolver este projeto no IDEFE,  pelo anterior presidente, e conta-nos como desenhou este curso.

“Estive um ano a fazer pesquisa, sobre quem é quem no mercado, as entidades formadoras e de educação nesta área, fui a conferências internacionais e vi quais as melhores práticas a nível internacional, mas também os contactos para trazer oradores ao mais alto nível, onde se distingue a oferta formativa no IDEFE. Em 2013, foi lançado o curso Luxury Brand Management que é um curso transversal em termos de setores e vocacionado para o marketing estratégico de marcas de luxo, dando as ferramentas da gestão de luxo e que podem servir de ensinamento para qualquer área e setor. Fomos aprender com o que as marcas de luxo fazem, tão bem feito e há tantos anos, com marcas centenárias e saber o que fazem em gestão, e que pode servir de exemplo e inspiração para qualquer marca. Este foi o curso que serviu de mote para o lançamento de outros por ser o mais abrangente em setores e visão”.

Este curso, que terá a sétima edição de 15 a 19 março de 2018 e que se posicionou como o curso executivo de referência no IDEFE, tem feito um caminho em inovação, novos formatos e conteúdos. Inspirado para ensinar a surpreender o cliente. Entre outros temas, o próprio curso é desenhado como serviço de luxo, onde tudo é tratado ao pormenor.

A partir deste programa transversal, criaram-se mais dois cursos específicos:  um dedicado ao mercado imobiliário, já na quarta edição, e outro focado no setor do turismo, cuja segunda edição será nos dias 29 e 30 de janeiro de 2018. Porquê separá-los?

“Porque são os pilares no segmento de luxo em Portugal. Apesar de estarem intimamente ligados, optámos por separá-los, pois no curso Luxury Real Estate Sales Management o foco está nas equipas comerciais que trabalham o segmento de luxo residencial, que na maioria são clientes internacionais como chineses, brasileiros, do norte da Europa. Fomos buscar vários especialistas em várias áreas, abordamos a parte jurídica, a avaliação imobiliária, o marketing, a negociação e fecho de negócios, um projeto especial para as equipas comerciais dos promotores e mediadores imobiliários“, explica a mentora em entrevista.

Sobre a criação do curso Luxury Tourism Management, as razões são bem fundamentadas: o turismo é o maior setor da economia nacional, representa mais de 6% do PIB português e dele provêm receitas na ordem dos 12 mil milhões de euros, tem um peso considerável como gerador de receita e de emprego, com taxas de crescimento de aproximadamente 20%, sendo as previsões animadoras para os próximos anos.

“Há uma necessidade enorme em contribuir para essa sustentabilidade, qualificando os profissionais que trabalham nesta área. Neste target incluímos hotelaria, gestores de golfe, restauração, agências e operadores turísticos, aviação, com clientes de uma exigência muito elevada. Se pretendemos posicionar Portugal como um destino de luxo, o serviço e a gestão têm que estar preparados, e isso passa pela formação e inovação”.

Estes cursos executivos destinam-se a níveis de primeira e segunda linha: diretores-gerais, de marketing, decisores e também para quem implementa no terreno.

Cursos executivos à medida 

Cada curso tem um formato específico, consiste em dois dias intensivos com um orador principal que partilha boas práticas e apresenta estudos de caso sobre o que é ou não bem feito, exercícios e, claro, muito networking.

“A partilha de conhecimentos entre os participantes é gigante, pois a rede de networking é fortíssima. Isto acrescenta valor aos conteúdos que vêm da qualidade dos oradores e participantes. Temos ainda a parceria com o Turismo de Portugal que organiza um jantar servido pelos alunos na Escola de Hotelaria de Lisboa, logo no primeiro dia para ambientar e promover o networking entre os participantes do curso”, explica, animada.

Sobre o mercado de luxo em Portugal não há dados oficiais, mas segundo o Financial Times, estima-se que possa valer no futuro até 5% do PIB português, cerca de 9 mil milhões de euros.

As PME como público-alvo

Porque as PME são a maioria do tecido empresarial português e é onde estão as ideias inovadoras, Helena Amaral Neto explica porque se pode aprender tanto com o segmento de luxo.

“As PME que trabalham com clientes millennials e geração Z, particularmente . Este perfil tem um comportamento sui generis: quanto mais especial for a experiência maior a vontade em partilhá-la nas redes sociais. O crescimento do setor do luxo vem em grande parte deste perfil de cliente, sempre conectados socialmente, e defendem que se não há partilha não há experiência, e são eles que alimentam o crescimento neste segmento do luxo. Se queremos preparar o futuro temos de perceber as tendências e hábitos de consumo deste perfil de cliente”, adverte.

Todos estes ensinamentos são passados no curso de uma forma prática, em dois dias. Concorrer ao Prémio Turismo de Luxo é fácil: basta preencher o formulário e cumprir os critérios exigidos. O Júri é composto por elementos do IDEFE, PME Magazine e Turismo de Portugal. Saiba mais aqui.

A candidaturas estão abertas até dia 21 de dezembro de 2017, o vencedor será anunciado publicamente nas páginas de facebook do IDEFE e da PME Magazine e o prémio será entregue em mãos, pelo júri, na data de lançamento da próxima edição da PME Magazine, em 17 de  janeiro de 2018, pelas 18 horas no LISPOLIS – Pólo Tecnológico de Lisboa. Consulte o regulamento aqui.