Home / Empresas / PME reestruturadas podem beneficiar de fundo de 200ME
PME reestruturadas Investimento das empresas paraísos fiscais nascimentos de empresas empresas em portugal economia pme magazine
Foto de arquivo

PME reestruturadas podem beneficiar de fundo de 200ME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão disponibilizar 200 milhões de euros para apoiar a modernização e capitalização de PME e mid-caps portuguesas que tenham sido objeto de reestruturação.

O contrato foi assinado, na semana passada, no Porto, pela vice-presidente do BEI, Emma Navarro, e pelo presidente da Comissão Executiva da IFD, Henrique Cruz, na presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“O banco da UE concederá um empréstimo de 100 milhões de EUR à IFD, e a instituição de fomento nacional portuguesa assegurará que os intermediários financeiros complementem o empréstimo do BEI com, pelo menos, o mesmo montante em benefício das PME e mid-caps”, refere a IFD em comunicado.

O documento acrescenta que esta medida visa “concretizar mais uma das medidas previstas no Programa Capitalizar, operacionalizado pelo Ministério da Economia: proporcionar o acesso ao financiamento a empresas recentemente reestruturadas, que têm maiores dificuldades em aceder ao crédito bancário”.