Home / Empresas / Portagens vão baixar em cinco autoestradas
Autoestradas
Novas tarifas entram em vigor em agosto

Portagens vão baixar em cinco autoestradas

Governo anuncia ainda alargamento de horários e de descontos para pesados de mercadorias.

 

A partir de 1 de agosto cinco autoestradas do interior e Algarve irão baixar os preços, segundo um diploma publicado esta quarta-feira em Diário da República,

Segundo o diploma, as portagens irão baixar “nos lanços e sublanços das autoestradas A4 Vila Real — Bragança (Quintanilha), A22 (antiga Via do Infante entre Sagres e Vila Real de Santo António) , A23 ( Torres Novas – Guarda), A24 (entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves) e A25 ( Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso) que integram o objeto das concessões da Infraestruturas de Portugal, S. A., do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e das Beiras Litoral e Alta”.

“As taxas de portagem para os veículos das classes 1, 2, 3 e 4, praticado nos lanços e sublanços de autoestrada identificados no n.º 1 do artigo anterior, são reduzidas em 15%, sem prejuízo dos arredondamentos nos termos da legislação em vigor”, acrescenta o diploma, citado pelo Diário Económico.

Na autoestrada A4, fica de fora desta redução o troço entre Matosinhos e Amarante. Também na A25 não é abrangido pelo desconto o troço inicial entre Aveiro a Albergaria-a-Velha.

No mesmo documento, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas anuncia ainda o alargamento do horário e descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nas referidas autoestradas, para “mitigar os efeitos das portagens na atividade económica e exportações e concretamente nos custos do transporte de mercadorias”.

O período noturno é alargado em mais duas horas e passa a vigorar entre as 20 horas e as 7h59. Já o desconto passa de 25% para 30% no período noturno e fins de semana. No período diurno, o desconto para pesados de mercadorias passa de 10% para 15%.