Home / Destaques / Porto de Setúbal vai sofrer obras de melhoria
setúbal pme magazine

Porto de Setúbal vai sofrer obras de melhoria

O Porto de Setúbal vai sofrer obras de melhoria das acessibilidades marítimas, numa empreitada orçada em 24,5 milhões de euros.

O anúncio foi feito pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, numa cerimónia que decorreu no referido ministério, em Lisboa, adiantando que a obra contará com um financiamento comunitário de cerca de 14,8 milhões de euros.

Segundo a governante, a intervenção será feita nos canais da Barra e Norte, de forma que sejam alargados para permitir o acesso de “navios maiores e mais modernos”.

Na cerimónia, a presidente do conselho de administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, adiantou que a “nova configuração do Porto de Setúbal vai permitir aumentar a segurança e eficiência do transporte e garantir a competitividade do tecido empresarial ao potenciar a captação de mais tráfego”.

Lídia Sequeira assegurou, ainda, que ao projeto teve em atenção os impactos no ecossistema do Sado, nomeadamente dos golfinhos roazes.

Já a ministra do Mar sublinhou que a obra “vai aumentar a competitividade do Porto de Setúbal e tornar as cadeias logísticas mais competitivas e com menos custos”.

Segundo as perspetivas do Governo, a obra irá permitir aumentar em 60% a carga total do Porto de Setúbal e em 181% a carga contentorizada.

A obra tem um prazo de execução de 180 dias e estará pronta no final de maio do próximo ano.