Home / Empresas / Portugal perde mil milhões de euros todos os anos com contrafação
contrafação feira pme magazine

Portugal perde mil milhões de euros todos os anos com contrafação

Portugal perde, todos os anos, 8,2% de vendas diretas em 13 setores económicos devido à contrafação, o que representa mil milhões de euros, segundo um estudo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

“Devido à presença de contração, os 13 setores perdem anualmente 8,2% de vendas diretas em Portugal”, refere o relatório.

A percentagem equivale a mil milhões de euros perdidos, numa média de “98 euros por habitante, por ano”.

Os 13 setores mencionados são produtos cosméticos e produtos de cuidados pessoais; vestuário, calçado e acessórios; artigos de desporto; brinquedos e jogos; artigos de joalharia e relojoaria; malas de mão e de viagem; indústria discográfica; bebidas espirituosas e vinhos; produtos farmacêuticos; pesticidas; ‘smartphones’; e baterias e pneus.

“Uma vez que os fabricantes legítimos produzem menos do que fariam na ausência de contrafação, empregando assim menos trabalhadores, verifica-se também uma perda direta de 434.000 postos de trabalho nesses setores”, adianta o estudo.

Segundo o EUIPO, as perdas anuais diretas sofridas por estes setores nos países da União Europeia chegam aos 60 mil milhões de euros, o equivalente a 7,5% das vendas.