Home / Empresas / Ambiente / Portugueses gastam em média 70 euros por mês em transportes
transportes transporte rodoviário de passageiros

Portugueses gastam em média 70 euros por mês em transportes

Os portugueses gastam, em média, 70 euros por mês em transportes, segundo um estudo realizado pela Deco – Associação de Defesa dos Consumidores, entre novembro e dezembro do ano passado, nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Setúbal.

Apesar dessa média, em Lisboa, por exemplo, um terço dos inquiridos refere gastar mais de 100 euros por mês em transportes.

O estudo concluiu, ainda, que a maioria dos inquiridos continua a optar pelo carro para deslocar-se, por considerarem que as opções de transportes públicos não se adequam às suas necessidades.

Dos inquiridos, 77% recorre a um ou dois transportes para se deslocar.

Nas cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Setúbal, mais de metade demora entre dez minutos a meia hora nas deslocações. Em Lisboa, os tempos de viagem varia entre dez minutos e uma hora.

Em Lisboa, 64% dos inquiridos enfrenta engarrafamentos pelo menos uma vez por semana, enquanto no Porto a percentagem é de 63%.

O uso de bicicletas não é muito comum e apenas em Aveiro surgem críticas mais positivas na satisfação com este meio de transporte. Ainda assim, surgem críticas quanto à rede de ciclovias e à falta de opções para levar a bicicleta nos transportes públicos.