Home / OPINIÃO / Principais tendências do Marketing Digital em 2018
fábio jesuíno tendências marketing digital pme magazine
Fábio Jesuíno, CEO da 3WX

Principais tendências do Marketing Digital em 2018

Por: Fábio Jesuíno, CEO da 3WX Digital Creative Agency

Saber as principais tendências do Marketing Digital é cada vez mais importante na gestão das empresas, sendo um grande factor diferenciador e de competitividade.

 

Actualmente, qualquer organização necessita de uma estratégia de Marketing Digital, algo que se tem tornado quase obrigatório devido ao crescente uso de ferramentas digitais na nossa sociedade. Dessa forma, decidi escolher e analisar as principais tendências de marketing digital.

 

Conteúdos

Considero que esta é a maior tendência para 2018. Os conteúdos são uma das principais formas para as marcas construírem progressivamente um relacionamento de confiança com o seu público alvo e dessa forma conquistarem a preferência.

É sempre importante a implementação de uma estratégia focada no mercado alvo, porque nem todos os conteúdos que se criam são relevantes para obtenção de bons resultados em termos de posicionamento nos motores de busca e também na credibilidade da empresa.

Dados recolhidos pela Smart Insights junto de 850 profissionais de marketing apontam, também, no mesmo caminho.

 

Vídeo

É a tendência que apresenta um maior crescimento de popularidade, consumindo a maioria do tráfego da internet. Os vídeos permitem apresentar um serviço ou produto de uma forma que seja mais facilmente compreendida pelo público.

O YouTube tem contribuído muito para tornar os vídeos populares facilitando a qualquer pessoa produzir ou transmitir em directo sem precisar de nenhum equipamento profissional e incentivando a sua qualidade através da partilha dos valores da publicidade.

 

Inteligência Artificial

Uma das principais tendências nos próximos anos funciona com base em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programados para esse fim.

A inteligência artificial é, hoje em dia, utilizada nas mais diversas formas, como no Predictive Customer Intelligence, que personaliza a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais.

 

Influenciadores digitais

É a tendência mais abrangente nas mais diversas áreas para o próximo ano, com impacto em grande escala na sociedade.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganham grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado numero de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

 

Mobile

Actualmente, a maioria do tráfego de internet é proveniente de dispositivos móveis, muitos dos utilizadores utilizam só esses meios para aceder a internet, ganhando dessa forma uma grande importância nas estratégias de marketing digital.

O mobile disponibiliza ferramentas que permitem estratégias altamente segmentadas, possibilitando dessa forma uma optimização de resultados muito eficaz.

 

Estas são as tendências que vão fazer a diferença no próximo ano e componentes fundamentais nas estratégias de marketing digital. Tenho a convicção de que vão permitir uma taxa de conversão muito animadora.

 

*O artigo foi escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico.