Home / Destaques / Lançado programa de apoio à conciliação da vida pessoal e profissional
conciliação família pme magazine

Lançado programa de apoio à conciliação da vida pessoal e profissional

O Compete 2020 lançou um concurso no âmbito do Sistema de Incentivos “Qualificação das PME”, tendo em vista a implementação de sistemas de gestão da conciliação da vida pessoal e profissional e respetiva certificação.

O concurso, inserido no projeto “Pacto para a Conciliação” conta com uma dotação de 21,5 milhões de euros e, “mobiliza organizações públicas e privadas para a implementação destes sistemas de gestão ao abrigo da NP4552:2016”, norma que define os requisitos necessários a uma organização que queira implementar, “manter e gerir um sistema de gestão da conciliação, visando elevar níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral em matéria de conciliação”.

“Esta é uma verdadeira mudança de paradigma que sabemos ser condição de realização de uma sociedade em que mulheres e homens podem fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, e em que promovemos o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade demográfica. As empresas com sistemas de gestão da conciliação certificados serão pioneiras na marcação do ritmo deste processo de transformação que se coloca como um desafio coletivo sem paralelo”, refere, em comunicado, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

A apresentação de candidaturas é efetuada através de formulário eletrónico no Balcão 2020 e pode ser feita até ao dia 31 de maio.