Home / Empresas / Empreendedorismo / Social4aLife chama estudantes a inovar no empreendedorismo sustentavel
social4aLife

Social4aLife chama estudantes a inovar no empreendedorismo sustentavel

Lançado pela AAC – Associação Académica de Coimbra, o projeto social4aLife desafia a comunidade estudantil a desenvolverem atividades com vista a sensibilizarem a comunidade de Coimbra para a inovação e empreendedorismo sustentável.

Este é um projeto que, através do envolvimento direto dos embaixadores da Universidade de Coimbra e da AAC – Académica Start-UC,_rede de 26 estudantes da UC associado aos Núcleos de Estudantes da AAC_ procura fomentar a participação de toda a comunidade estudantil dos vários polos e faculdades da universidade.

«Os participantes deverão realizar uma pré-inscrição mediante a qual terão acesso a uma formação gratuita, promovida pela UC, com vista a promover o conhecimento em torno da sustentabilidade e da importância da inovação e empreendedorismo social, enquanto catalisador de um mundo mais justo e sustentável. Durante a formação, os participantes terão oportunidade de adquirir competências basilares de um empreendedor como sejam: identificação de problemas e oportunidades, design thinking,  business model canvas, validação, planeamento e realização de uma atividade piloto/protótipo. No final da formação cada equipa deverá implementar na comunidade um projeto baseado na experiência adquirida e, de alguma forma, abordar pelo menos um dos objetivos para a sustentabilidade da ONU», explica Alexandre Leal Amado, Presidente da Associação Académica de Coimbra.

Sendo a iniciativa conta com o apoio do recordista mundial Garret McNamara, apoiante de primeira linha de causas relacionadas com a sustentabilidade, ao vencedor do desafio será dada a oportunidade de trocar experiências com o mesmo num dia que se prevê diferente e enriquecedor.

INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614€, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015