Home / OPINIÃO / Saber onde estamos e para onde queremos ir é responsabilidade nossa
ana ganhao onde queremos ir PME Magazine 1
Coach profissional ensina a recuperar a Qualidade de Vida

Saber onde estamos e para onde queremos ir é responsabilidade nossa

Por; Ana Ganhão – Humanistic Profissional Coach certificada pela ECA e IHCOS Germany

Hoje o ser humano vive mais tempo, a sua esperança de vida aumentou com a descoberta dos antibióticos, vacinas e outros cuidados de saúde. Temos também acesso a informação, bens de consumo e conforto que os nossos antepassados não tiveram. Mas onde está a nossa qualidade de vida?

Verificamos que doenças como as causadas pela obesidade (cardiovasculares, diabetes e outras), o cancro, as doenças do foro do psíquico (como depressão, ansiedade) aumentam, matam e incapacitam cada vez mais, tendo um grande impacto na sociedade.

Sabemos que 99% das doenças são adquiridas por hábitos e modos de vida. No contexto da saúde faço workshops e palestras sobre temas como, gestão de tempo, emocional, stress e alimentação, promovendo conhecimento, auto-conhecimento, motivação, ensinando técnicas, fornecendo algumas notas para escolhas mais conscientes.

Observamos pessoas com caras amarradas à tristeza e ao sofrimento, atentando contra a sua saúde, vivendo insucessos profissionais e relacionais, tendo dificuldades em interagir e socializar, lutando contra o tempo, correndo sem direção.

Saber onde estamos e para onde queremos ir é responsabilidade nossa.

Esse processo de mudança requer vontade e determinação. Teremos de enfrentar partes de nós que desconhecíamos, como crenças limitadoras, alterar hábitos e comportamentos, aprender a lidar com as emoções.

Acontece que a maioria das pessoas não sabe como fazê-lo sozinho, porque se soubesse já o teria feito.

Como Humanistic Profissional Coach vou apoiar o coachee (pessoa) neste percurso até à mudança pretendida, na concretização de um propósito pessoal (emagrecer, desenvolver auto estima, falar em público e tantos outros), progressão de carreira, relacionamentos pessoais, familiares e profissionais.

O processo é feito aplicando varias técnicas, ferramentas e métodos, que irão impulsionar, motivar e criar novas estratégias mentais, criar habilidades e desenvolver competências, para fazer as mudanças que deseja de uma forma sustentável e eficaz, tendo como resultado final uma melhoria de vida do coachee que assente numa transformação e no desenvolvimento pessoal do próprio.

Por experiência própria acredito que a capacidade do ser humano é ilimitada, temos em nós todos os recursos que precisamos para fazer acontecer, recriamo-nos a cada instante independentemente das condições exteriores, com inteligência, dignidade, enaltecendo as nossas virtudes e acrescentando valor a si e à humanidade.

E assim o seu Sucesso é o meu Sorriso!