Home / Empresas / Empreendedorismo / SAPANA ajuda em candidaturas ao Empreende Já
jovens neet PME Magazine
ONG Sapana ajuda jovens em candidaturas de empreendedorismo

SAPANA ajuda em candidaturas ao Empreende Já

A organização SAPANA abre as portas aos jovens NEET, que não estudam nem trabalham, ajudando-os com as candidaturas ao Empreende Já, programa de empreendedorismo jovem que financia ações de formação e criação do próprio emprego destinado a quem está sem projeto profissional e sem estudar.


Desde 2012 que a ONGD SAPANA.org se dedica à promoção da dignidade humana e à capacitação de pessoas para construírem, ou reconstruírem, as suas vidas, nomeadamente através da formação, da reinserção ou do emprego. Por isso, está sempre atenta às oportunidades que promovam a sua missão. Desta vez, é um projeto de empreendedorismo jovem destinado aos NEET, sigla inglesa para
Not in Education, Employment, or Training”.

 

O programa EMPREENDE JÁ oferece uma oportunidade aos milhares de jovens que se encontram sem estudar, sem trabalhar e sem qualquer plano de formação ou estágio. Criado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o programa desenvolve-se em duas ações. A primeira apoia o desenvolvimento de projetos e a aquisição de competências, disponibilizando 250 horas de formação e 30 horas de tutoria, e prevê a participação de 370 jovens com direito a uma bolsa mensal de 700€, aproximadamente, durante seis meses. Nesta fase, serão selecionados 90 projetos para uma segunda ação em que os candidatos receberão 10.000€ para apoio à criação e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada ao abrigo do programa.

 

SAPANA.org está a promover o acesso dos jovens ao EMPREENDE JÁ, informando-os e ajudando-os a reunir documentação necessária para que possam submeter a sua candidatura com sucesso. 

 

CarolinaA.C. PME Magazine
Foto (DR)

Para Carolina Almeida Cruz, On Vision da SAPANA.org, “nós traduzimos a linguagem dos requerimentos facilitando o processo burocrático que a grande parte dos jovens desconhece. Para muitos, esta pode ser uma oportunidade de concretizarem os seus projetos e tudo graças ao financiamento de uma entidade pública, como é o IPDJ”.

As candidaturas ao programa estão abertas até 30 de novembro e destinam-se a jovens dos 18 aos 29 anos, com escolaridade obrigatória, que não estejam a estudar, trabalhar ou em formação, ou seja, a jovens NEET.