Home / Empresas / Setor público português demora 86 dias a pagar faturas
setor público português contratos com empresas salário mínimo comunicar faturas empresas fisco pme portuguesas salários pme magazine
Foto de arquivo

Setor público português demora 86 dias a pagar faturas

O estudo European Payment Report 2018, feito anualmente pela Intrum, concluiu que o setor público português demora, em média, 86 dias a efetuar pagamentos.

Em comunicado, a Intrum refere que Portugal é apenas ultrapassado pela Itália, que demora 104 dias a efetuar pagamentos.

O European Payment Report é feito todos os anos, tendo este ano sido inquiridas 9.607 empresas de 29 países europeus, entre janeiro e março deste ano.

Apesar de o prazo ser grande, registou-se uma descida face a 2017, ano em que os pagamentos levavam 95 dias.

Já a Letónia é o país que demora menos tempo a pagar faturas, 18 dias, seguindo-se o Reino Unido (23 dias), República Checa, Estónia, Dinamarca e Finlândia (25 dias).

Ao todo, são oito os países que cumprem a diretiva europeia de pagar a menos de 30 dias os seus compromissos com fornecedores: aos já mencionados juntam-se a Noruega (26 dias) e Eslováquia (29 dias).

A média europeia continua a ser elevada, situando-se nos 40 dias, menos um dia em comparação com 2017.

“Relativamente às causas dos atrasos de pagamentos, 72% dos inquiridos nacionais apontam a situação financeira dos seus clientes como o principal motivo, uma percentagem igualmente superior à média europeia de 62%. Segue-se o atraso de pagamento intencional, referido por 59% das empresas que responderam ao inquérito, valor também superior à média europeia que se situa nos 48%”, acrescenta a Intrum em comunicado.