Home / Empresas / Casos de Sucesso / Sócios da Sondar.i compram laboratório Eurofins Portugal
sondar.i pme magazine
Foto: Divulgação

Sócios da Sondar.i compram laboratório Eurofins Portugal

Por: Ana Rita Justo

O grupo societário que detém a Sondar.i, empresa de avaliação da qualidade do ar, comprou o laboratório da Eurofins Portugal, o seu maior concorrente, especializado em monitorização de emissões atmosféricas e qualidade de sistemas de monitorização.

A Sondar.i é detida pelo Grupo ISQ e reforça assim o seu leque de oferta na monitorização de emissões atmosféricas em Portugal.

“Muita gente não sabe, mas foram os sócios fundadores da Sondar em conjunto com dois outros empreendedores da nossa praça (de outra área) que criaram a Eurofins Portugal, na altura Ergo Portugal, em 2005. A Ergo em Hamburgo é comprada pela Eurofins em, salvo erro, 2007 e nós vendemos a participação. Em 2009 a Eurofins tenta adquirir a Sondar, processo falhado, o mesmo sucede em 2015. Como não compraram, e o crescimento nestas multinacionais se faz por aquisição o processo inverteu-se e a Eurofins coloca-se à venda, sendo eu sondado sobre o interesse falei com o sócio ISQ e avançámos”, explica o diretor-geral da Sondar.i, Carlos Pedro Ferreira, em entrevista por escrito à PME Magazine.

carlos pedro sondar.i pme magazine
Carlos Pedro Ferreira é o diretor-geral da Sondar.i (Foto: Divulgação)

Apesar de não revelar o valor o investimento, o responsável garante que a aquisição da Eurofins Portugal, agora chamada LCM Ibéria, permitirá aumentar a capacidade de trabalho nos mercados internacionais.

“Portugal não tinha, tirando a Sondar.i um laboratório com dimensão para abraçar projetos de grande dimensão. Com a Sondar.i e a Eurofins, que se chama hoje LCM Ibéria – Laboratório de Calibração e Medida, poderemos ir além-fronteiras e simultaneamente manter a forte presença no mercado nacional em todas as grandes empresas que operam em Portugal, desde refinarias, pasta de papel, cimenteiras, centros de valorização de resíduos, incinerados, etc.”

Com um volume de faturação de 1,5 milhões de euros em 2015 e de 1,8 milhões de euros em 2016, a Sondar.i espera continuar a crescer e atingir os 2,1 milhões de euros em faturação ainda este ano.

“O nosso grande valor é a marca de confiança que criámos ao longo destes 19 anos, acompanhados nos últimos dois com enorme sucesso com o parceiro ISQ, que há mais de 50 anos tem estado em todas as grandes obras e projetos nacionais e internacionais”, sublinha Carlos Pedro Ferreira.