Home / Internacional / Toys R Us encerra operação no Reino Unido e EUA
brinquedo toys r us ibéria pme magazine
Foto de arquivo

Toys R Us encerra operação no Reino Unido e EUA

A cadeia de lojas de brinquedos Toys R Us anunciou o encerramento de todas as lojas no Reino Unido e ainda que vai fechar ou vender as lojas dos Estados Unidos.

Assim, a filial da cadeia no Reino Unido irá encerrar 25 lojas até quinta-feira, ficando 75 abertas para vender restos de stock a preços mais baixos. Mais de três mil pessoas vão ficar no desemprego.

Já nos Estados Unidos, segundo o Wall Street Journal, serão encerradas ou vendidas todas as 881 lojas, afetando 33 mil trabalhadores da empresa.

Recorde-se que, em setembro passado, a Toys R Us apresentou um pedido de proteção de falência no Tribunal de Falências do Distrito Leste da Virgínia, nos Estados Unidos.

A empresa foi criada em 1948 por Charles Lazarus, na sequência do baby boom que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e abriu uma primeira loja em Washington, com o nome Children’s Bargain Town.

Em 1957 adotou o nome Toys R Us, com o qual entrou em bolsa em 1978.

Em 2005, o consócio formado pelas firmas Kohlberg Kravis Roberts, Bain Capital e Vornado Realty Trust comprou a cadeia e retirou-a do mercado bolsista. Em 2013, o consórcio desistiu de regressar ao mercado, mantendo-se o alto endividamento da firma, o que limitou a sua capacidade de investir em planos de crescimento.