Home / Internacional / Trump visita o México e mantém posição sobre muro
Donald Trump não emitiu qualquer pedido de desculpa pelas declarações feitas anteriormente

Trump visita o México e mantém posição sobre muro

De visita à Cidade do México, a convite do atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que enviou o mesmo convite a Hillary Clinton, Donald Trump não emitiu qualquer pedido de desculpa pelas declarações feitas anteriormente, mas operou um aperto de mãos que poderá custar várias críticas a Nieto.

Segundo a imprensa local, Trump saltou por cima das ofensas contornando os temas mais escaldantes. Mesmo assim, o candidato fez questão de referir o facto de ter direito a construir um muro junto à fronteira entre Estados Unidos e México.

“O México ainda não o sabe, mas vai pagar 100% do muro”, indicou. “Tenho grande afeto pelo México, partilhamos interesses comuns, mas quero que a população dos Estados Unidos esteja protegida”, vincou Trump.

“Um México próspero é do maior interesse para os Estados Unidos”, resumiu.

Já Peña Nieto optou por temperar o discurso: “Podemos ou não estar de acordo, mas a sua presença mostra uma coincidência: a de que os nossos países são muito importantes um para o outro”.

Deixou, contudo, um aviso: “A comunidade mexicana contribui para a prosperidade dos Estados Unidos. São pessoas de bem, respeitam a família e a lei. Merecem o respeito de todos”.

Quanto às críticas de que foi alvo por receber e cumprimentar Trump, o presidente do México escolheu outra forma de avaliar a questão: “Acredito no diálogo para promover os interesses do país. A minha prioridade é proteger os mexicanos onde quer que se encontrem”.