Home / Empresas / Casos de Sucesso / Vinte mil empresas portuguesas valem 76% do PIB
setor público português contratos com empresas salário mínimo comunicar faturas empresas fisco pme portuguesas salários empresas portuguesas pme magazine
Foto de arquivo

Vinte mil empresas portuguesas valem 76% do PIB

Há cerca de 20 mil empresas de capital nacional que representam 76% do produto interno bruto (PIB) português, com um volume de negócios de 141 mil milhões de euros, 45% do total.

Os dados foram revelados, esta sexta-feira, pela Informa D&B, no 2.º Congresso Nacional dos Gestores Portugueses, em Lisboa.

Estas 20 mil empresas são responsáveis por 46% das exportações nacionais, no equivalente a 30 mil milhões de euros, e por 965 mil empregos (39% do total).

“Entre as 20 mil empresas de capital nacional, 3% são grandes empresas, 16% são médias empresas e 81% são pequenas empresas, com os valores de volume de negócios, exportações e emprego bem distribuídos entre todas as dimensões. No entanto, as PME destacam-se no volume de negócios (60%), exportações (55%) e emprego (76%)”, refere a Informa D&B em comunicado.

As empresas portuguesas são, ainda, responsáveis por dois terços do total do crescimento do volume de negócios no tecido empresarial durante o período entre 2014 e 2017.

No que respeita às exportações, as empresas portuguesas subiram quase o dobro (7,5%) face às estrangeiras (3,9%), acrescenta a consultora.