Home / Empresas / Ambiente / Volkswagen vai cortar cinco a sete mil postos de trabalho até 2023
palmela Autoeuropa e Cimpor Volkswagen venda de automóveis PME magazine
Foto de arquivo (Foto: Autoeuropa)

Volkswagen vai cortar cinco a sete mil postos de trabalho até 2023

A fabricante automóvel alemã Volkswagen anunciou, esta quarta-feira, que deverá cortar entre cinco a sete mil postos de trabalho até 2023, justificando-se com a “automatização das tarefas de rotina”.

“A empresa assume que entre cinco mil a sete mil postos de trabalho vão desaparecer até 2023”, afirmou a marca em comunicado, depois de, na terça-feira, ter anunciado um lucro de 12,15 mil milhões de euros e a previsão de produção de 22 milhões de veículos elétricos nos próximos dez anos.

O grupo anunciou, ainda, que pretende lançar 70 modelos novos de carros elétricos durante o mesmo período, em vez dos 50 previstos anteriormente.

O lucro atribuível aos acionistas referente a 2018 foi de 11,827 mil milhões de euros, mais 5,8% do que no ano anterior.

A Volkswagen assinou, ainda, um “amplo programa de descarbonização para conseguir um resultado completamente neutro de emissões de CO2 em todas as áreas” em 2050, comprometendo-se, assim, com os objetivos climáticos previstos no Acordo de Paris.

Já a faturação cresceu 2,7% para 235,8 mil milhões de euros e as entregas melhoraram 0,9% para 10,8 milhões de veículos.